"V" Encontro Estadual Minas de Grupos  MTG

O Teatro em Tempos de Pandemias 

O V Encontro Estadual de Minas de Grupos – MTG – É um momento de intercâmbio e conexão entre os Grupos de Teatro de Minas Gerais, um convite à reflexão sobre o fazer artístico em tempo de crises.  

O MTG - Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais realiza, nos meses de setembro, outubro e novembro de 2020, nas cidades de Belo Horizonte, Betim e Confins, o V Encontro Estadual de Minas de Grupos que marca os 30 anos do MTG. O evento promoverá a continuidade da integração dos grupos de teatro do estado para uma série de atividades, debatendo especialmente a união e a força dos fazedores do teatro em nosso Brasil.

A programação conta com palestras, mesas, seminário, apresentação de espetáculos no formato virtual e o lançamento da revista Ensaio Aberto - 9º Edição. Toda a programação será on-line, com disponibilização de inscrições limitadas. Os participantes presentes em todas as atividades receberão certificados.

O encontro visa discutir o teatro em tempos sombrios, as demandas e necessidades de sustentabilidade, existência e continuidade das atividades dos grupos em todo o estado de Minas Gerais.

A programação promoverá o debate com a participação de convidados que são autoridades, pensadores e artistas ligados ao recorte deste cenário emergencial em que a cultura brasileira se encontra. O intuito é traçar estratégias para garantir os direitos e a manutenção do fomento artístico.

Toda a programação culminará com o lançamento da 9ª edição da revista Ensaio Aberto, com conteúdos voltados para o tema Teatro de Grupo: Teatro em tempo de Pandemias

O Encontro teve seu lançamento dia 26 de setembro e contou com a participação de artistas, grupos e gestores: Jair Raso curador do Teatro Feluma, Geraldo Lafaiete coordenador da Casa de Teatro de Lafaiete, Myriam Nacif do Grupo Atrás do Pano, Rudifram Pompeu da Cooperativa Paulista de Teatro, Sinara Teles da Cooperativa InMinas de Teatro, Mauricio Canguçu Superitendente  de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia - Secretaria de Estado da Cultura e Turismo/MG e a participação de grupos com espetáculos na Cena Comentada , “Gerundio”  texto  Raul Garcia e Jéssica Alcântara - direção Raul Garcia - Grupo Gambiarra  e“Pudor-Seu nome não é Nelson”  texto e direção Emmano Garcia - Truppe Dell'Arte 

A programação continua no dia 24/10 e 28/11 com  palestras , seminários,  debates e espetáculos, não percam!!!!. 

O V Encontro Estadual de Grupos de Teatro - Minas de Grupos está sendo patrocinado pela Lei Estadual de Incentivo à cultura - Fundo Estadual de Cultura - FEC. Projeto Movimento em Movimento - Manutenção 2018/12/0053.  

Inscrições para Participação: 

Redes sociais do MTG: Facebook, Instagram e https://mtg-minas.blogspot.com

Vagas limitadas...

Programação:

Dia  24 de outubro de 2020  - sábado de 14 as 16hs 

Local: MTG/Associação Cultural Truppe Dell'Arte – Betim/MG 

- Seminário  e Cena Comentada 

Mediação:  Miriam Garcia

Seminário:  “Artes Cênicas – Linguagem e estética na formação contemporânea”  

Palestrante: Bya Braga (Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da UFMG e artista cênica)

Convidados: Rubens Xavier (Grupo de teatro Circular de Betim/MG) e João Valadares (Preqaria Cia de Teatro de Sete Lagoas/MG)

“O Homem do Caminho” de Plínio Marcos, direção de Eduardo Moreira - Cia Produz Ação Cênica - CASARÃO de Confins/MG

“A Porta e o Vestido”  de Fernando Fabrini, direção de Carluty Ferreira - 2F7 Produção Artística de Belo Horizonte/MG

Processos e vivências:  Carluty Ferreira, Maisa Arroyo, Irati Chapuis e Fernando Fabrini

Debate 

Intervalo

Dia  24 de outubro de 2020  - sábado de 17 as 19hs 

Mediação: Emanno Garcia 

Palestra  “Teatro  nos Grandes Centros – Resitência”  

Palestrante: Eduardo Moreira (Integrante do Grupo Galpão) 

Convidados:  Sumaya Costa (Grupo Patati Patatá) e  Leo Quintão/Neise Neves (Grupo Pierrort Lunar)

Debate 

.....

Dia 28 de novembro de 2020 – sábado de 14 as 18hs 

Local: MTG/Grupo Gambiarra  - Belo Horizonte/MG  

Encerramento e Mediação: Carluty Ferreira e Emmano Garcia 

Palestra:   “Arte  no Brasil,  gestão cultural” (Panorama atual das políticas culturais, seus impactos, instruções, leis, gestão etc.)

Palestrante: Juca Ferreira (Sociologo / Ex- ministro da cultura) 

Convidados: ,  Associação Dança Minas,  Sated/MG,  Sinparc/MG, Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo/MGSecretaria de  Cultura e Turismo de Confins/MG , Superintende de Eventos da Prefeitura Municipal de Betim.

Lançamento: Revista Ensaio Aberto 9ª Edição – O teatro em tempo de pandemias

Homenagem – Wilma Henriques

MINAS DE GRUPOS

Os grupos de teatro são núcleos artísticos que se transformam em referências culturais nas comunidades, sendo assim potentes células multiplicadoras de arte e cultura nas regiões em que estão inseridos. Em um novo mapeamento realizado pelo Movimento de Teatro de Grupo na publicação do livro sobre o teatro mineiro e a 8ª edição da Revista Ensaio Aberto, que também estão contemplados neste projeto, constatou-se que existem mais de 400 grupos no estado, com características diversas. Muitos possuem gerências eficientes e estruturas apropriadas, enquanto a maioria ainda busca sua estruturação,  sede própria,  consolidação e fortalecimento.

O V Encontro Estadual de Grupos de Teatro é um grande passo para  fortalecer o fazer teatral em toda “Minas” e para estimular o intercâmbio entre os diversos grupos. Por meio do evento, será possível um contato com todo o complexo e múltiplo panorama do teatro de grupo. Isso é fundamental para que os grupos do teatro mineiro possam, cada vez mais, representar ostensivamente e lutar a favor do seguimento. Dentro de suas possibilidades e estrutura, o MTG vem oferecer esta pequena contribuição.  Conhecer as demandas dos grupos, desenvolver formas de intercâmbio, promover acesso a informações políticas e artísticas, discutir políticas de manutenção de grupos, discutir alternativas de sobrevivência, gerenciamento e manutenção dos grupos são algumas das propostas do Minas de Grupos.

MTG – Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais

Criado em 1990, o Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais nasceu com o objetivo de fomentar a produção em artes cênicas em grupos, nos planos artísticos, pedagógicos, políticos e sociais atuando em três direções: artística, político-cultural e produção.

 Em janeiro de 1992, O MTG lançou o documento “Em busca do tempo perdido”, que denunciava a situação das artes cênicas em nosso estado e o descaso dos governantes e entidades de classe para o trabalho dos grupos teatrais. Dando continuidade à sua atuação como entidade de representação de grupos teatrais, a Associação conquistou representação na comissão de avaliação de concorrência para ocupação dos teatros públicos, na avaliação de projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, incluindo o Prêmio Cena Minas, e representação na concorrência para a extinta Mostra de Teatro Infantil do Teatro Marília. 

A preocupação com o fazer artístico e a promoção da cultura levou o Movimento a se tornar, em 1996, co-realizador do FIT – Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, a convite da Secretaria Municipal de Cultura. Essa parceria se manteve até 2002, sendo o MTG responsável pelos chamados “Eventos Especiais”: Dia D, La Cena e o Bar Estação em Movimento. 

Em 2001, nasceu o “Estação em Movimento”, que objetivava a formação de público, a exibição de produções recentes das companhias associadas ou não, exposição de materiais cênicos dos grupos e o intercâmbio entre os participantes. A 1ª mostra, realizada em 2001, na Serraria Souza Pinto, atraiu cerca de 14.000 pessoas e, na 2ª mostra, em 2003, na Casa do Conde/Funarte, o público chegou a 13.300 pessoas. Com o passar dos anos, o evento se fortaleceu e ganhou destaque como mostra teatral de grupos. O “Minas de Grupos” foi criado em 2005 e já realizou mais duas edições em 2012 e 2013, com a participação de vários grupos do estado, no intuito de descentralizar as ações do MTG. O evento promoveu o intercâmbio de grupos, a discussão de políticas culturais vigentes e a potencialidade dos grupos do interior.

A associação dos grupos do interior fortaleceu a política descentralizadora do Movimento Teatro de Grupo, e, em 2009, a 5ª edição do Estação em Movimento aconteceu na cidade de Uberlândia. Desde sua fundação, o MTG registra suas atividades e pensamento político-cultural através da Revista Ensaio Aberto, que está em sua 7ª edição, e do Jornal do Movimento. Além das mostras, o MTG produziu em 2003 o “Projeto Indústria Cultural SESI Minas”, com uma parceria bem sucedida com o SESI Minas, perfazendo 66 ações em 28 cidades do Estado. Em 2010, o Movimento Teatro de Grupo de Minas Gerais é contemplado com o Prêmio Cena Minas e dá início às comemorações dos 20 anos de atividades. E assim, reafirma seus objetivos enquanto associação que acredita na arte dos grupos teatrais e defende propostas de uma política cultural que atenda aos interesses de toda classe artística.

Hoje, a Associação agrega mais de 30 companhias e grupos de diversas tendências, sendo 22 grupos do interior e 18 Grupos da capital: Grupo Fragmentos, ZAP 18, Cia. Candongas, Grupo Teatro Negro e Atitude, Cia. Circunstância, Grupo Girafolia, Cia. da Farsa, Cia. Pierrot Lunar, Grupo Gambiarra, Virundangas Grupo de Investigação Cênica, Grupo Oriundo de Teatro, Trupe Olho da Rua, Grupo Girino, Grupo Reviu a Volta e Cia. H3 (Belo Horizonte), Grupo Teatral Reflexus, Associação de Teatro Valadarense - Ativa, Grupo Arte e Vida (Governador Valadares), Grupontapé de Teatro, Grupo Giz de Teatro, Grupo Mito Oito de Teatro, Trupe de Truões, Grupo Galhofas (Uberlândia), Grupo Teatro Fibra, Olho de Gato Grupo Teatral, Grupo Mundo Teatro (Alfenas), Grupo Teatral de Divisópolis – Gruted (Divisópolis), Grupo Araguari de Teatro (Araguari), Grupo Teatral Expressão (Araújos), Grupo Teatro Atrás do Pano (Nova Lima), Grupo Circo - Teatro Raminhola (Mariana), Cia. Produz Ação Cênica, Grupo Cultural NUTAC (Confins), Truppe Dell”Arte, Grupo Teatro Kawan, Grupo Teatro Circular, Cia. de Teatro Ponto Com Arte (Betim), Grupo Ovoroni (Sete Lagoas), Grupo Pequi (Lagoa Santa).

Principais realizações

- 1996 a 2002 - Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH. Em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, foi correalizador. Promoveu dentro do festival os Eventos Especiais (palestras, debates, oficinas, encontros, mostras de trabalho, intervenções e shows musicais).

- 1997 - “Expedição Zum, Zum, Zum ...”  Evento organizado dentro do FIT BH -97. Tinha como proposta a democratização da arte. Ocupou trechos da av. Afonso Pena e Praça Sete.

- 2002 e 2003 - Indústria Cultural Sesi - Circulação dos grupos do MTG/MG por 28 cidades do estado de Minas Gerais.

- 2004 e 2005 - Circulação Projeto Teia – Patrocínio Arcelor Mittal Rede de circulação, experimentação e Investigação das Artes Cênicas. Projeto de circulação realizado em parceria com a Cia. Acômica.

- 2001 a 2009 - Estação em Movimento - Mostra de Teatro de Grupo Cinco edições já realizadas. Quatro em Belo Horizonte e uma em Uberlândia.

- 2005 - Minas de Grupo Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, foi realizado o primeiro encontro estadual de grupos teatrais para discutir a demandas e necessidades dos grupos mineiros.

- 2008 - Ocupação Em parceria com o Teatro Marília, foi realizado o primeiro ocupação em Movimento, ação para discutir a utilização dos espaços públicos.

- 2010 - MTG 20 Anos de Teatro de Grupo – Prêmio Cena Minas - Oficinas, palestras e apresentações em cinco cidades mineiras.

- 2011 – Trilha Cultural BDMG Circulação: espetáculo de Belo Horizonte apresentado em Montes Claros

- 2012 – Prêmio Myriam Muniz Circulação de espetáculos de grupos associados em Araçuaí e Poços de Caldas (MG) e Itaperuna e Petrópolis (RJ).

- 2012 –Fundo Estadual – oficinas de formação e capacitação Oficina na sede dos grupos associados em Belo Horizonte e Lançamento da Revista Ensaio Aberto 7ª Edição .

- 2013 –Fundo Municipal – Manutenção MTG – realizado em 2017 no projeto IV Encontro Estadual, publicação Livro Sobre Teatro Mineiro e 8ª Edição Revista Ensaio Aberto

- 2020 – Realização do V Encontro Estadual Minas de Grupo e lançamento da 9ª Edição Revista Ensaio Aberto.

Serviço

V Encontro Estadual de Grupos de Teatro - Minas de Grupos

Informações: (31) 3222-3130 – MTG – mtg.minas@gmail.com

Contatos para entrevistas:

Coordenação Geral:  Carluty Ferreira  (31)  99655-6225

Produção Executiva: Emano Garcia (31) 99801-4571

Assessoria de Imprensa: CASARÃO e Truppe Dell”Art

Equipe do Projeto: 2018/12/0053 - Movimento em Movimento – Manutenção 

Realização: Associação Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais – MTG
Coordenação Geral: Carluty Ferreira
Direção de Produção: Emmano Garcia
Assistentes de Produção: Cláudio Freitas e Miriam Garcia
Produção Executiva de site e programação: Didi Moreira
Secretária Executiva: Maisa Arroyo
Editoração: Ricardo Gonçalves dos Santos
Revisão e normalização: Nanci Alves
Gravação Simultânea de Video, Gestão de Chat e Live: Josélio Teixeira/Usina de Imagens e Priscila Garcia/PRI-Garcia
Operação e montagem técnica: Cristiano Medeiros
Contabilidade e diretor financeiro: Robson Vaz

Diretoria do MTG
Diretor Presidente: Antônio Carlos Ferreira /Carluty Ferreira
Diretor Financeiro: Emanoel Geraldo da Silva/Emmano Garcia
Diretor Executivo: Diego Henrique Moreira Franco/Didi Moreira
Conselho Diretor: Miriam Batista de Moura Silva/ Miriam Garcia – Cláudio de Freitas Santos/Cláudio Freitas

Agradecimentos: 
Adilson Caetano, Aline Pueblo,  André Dias, Bya Braga, Carluty Ferreira, Cláudio Freitas, Cristiano Medeiros, Didi Moreira, Eduardo Moreira , Ellen Velute,  Eliana Viana, Emmano Garcia, Fernando Fabrini, Geraldo Lafayette, Irati Chapuis, Jair Raso, João Valadares, José Leônidas, Josélio Teixeira, Juca Ferreira, Léo Quintão, Magdalena Rodrigues, Maisa Arroyo, Maurício Canguçu, Marcelo Bones, Miriam Garcia, Myriam Nacif, Nanci Alves, Neise Neves, Pedro Paulo Cava, Priscila Garcia, Raul Garcia, Regina Amaral, Ricardo Gonçalves dos Santos, Robson Vaz, Rômulo Duque, Rubens Xavier, Rudfran Pompeo, Sinara Teles, Sérgio Geléia, Sumaya Costa, Wilma Henriques e Wladimir Medeiros. Associação Cultural Cia Produz Ação Cênica CASARÃO Confins/MG, Associação Cultural Truppe Dell'Art, Associação Dança Minas, Grupo Patati Patatá, Grupo Pierrort Lunar, Grupo Gambiarra, Grupo Cultural NUTAC, Grupo In-Cena de Teatro Tradição Planalto, Usina de Imagens, PRI-GARCIA, 2F7 Artístico BH/MG, Funarbe Betim/MG, Sinparc/MG, Secretaria de Cultura de Belo Horizonte, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo/MG, Sated/MG, Secretaria de  Cultura e Turismo de Confins/MG.


Deixe seu Comentário