Com curadoria de Lucilene Bredoff, mostra apresenta obras de mais de 30 artistas em Lagoa Santa.

Está aberta ao público a exposição Conexões entre Composições. O evento marca a inauguração da Galeria Artesano no Mercadão Internacional de Lagoa Santa que, por sua vez, tem atraído diversos artistas plásticos e visuais interessados em expor seus trabalhos ainda neste ano. A abertura da Galeria Artesano faz parte de um conjunto de iniciativas promovidas pelo Mercadão que buscam fortalecer a cultura local, o turismo e a gastronomia no vetor norte, favorecendo a qualidade de vida da população de Lagoa Santa e movimentando a economia local.


Exposição Conexões entre Composições

Produtora de arte e curadora de artistas desde 2015, Lucilene Bredoff é a curadora e organizadora da exposição. “A mostra coletiva tem como objetivo despertar o olhar para a arte com diversas linguagens conectadas e diferentes estilos visuais”, diz sobre a exposição que, por sua vez, abarca artes como pintura, escultura e fotografia. “Cada obra está impregnada de sentido e paixão. A ideia é fazer o espectador viajar em seus pensamentos por meio da contemplação das cores, texturas, formas, composição e materiais com o sentimento do desejo de evocar as memórias afetivas”.

Bredoff foi responsável pela escolha dos mais de 30 artistas cujos trabalhos estão expostos na mostra Conexões entre Composições em Lagoa Santa. Ela ressalta que o tema é livre e que cada artista tem a chance de apresentar sua identidade. “Os artistas estão extremamente agradecidos pela oportunidade que o Mercadão abriu por meio da Galeria Artesano e por esse incentivo cultural”, diz.

Ainda sobre a exposição, Bredoff destaca a versatilidade como uma das principais características da arte contemporânea, compreendida em toda a sua incrível capacidade de inovação. “Passado, presente e futuro se mesclam na subjetividade da arte atemporal”, ressalta.


Eduardo Vale

A arte sempre esteve presente na vida de Eduardo Vale, um dos artistas cujo trabalho se encontra em exposição na Galeria Artesano, na mostra Conexões entre Composições. Ilustrador, designer gráfico e artista plástico, desenhou capas de livros e de discos, produziu desenhos animados e atuou em produtora cultural e em agência de publicidade, tendo desenvolvido layouts para anúncios.

Há décadas no meio artístico, o seu trabalho é exposto no circuito cultural desde os anos 1970. Sintonizado com as mudanças do mundo, utiliza os avanços tecnológicos a seu favor. “Vi muitos amigos ficarem desempregados”, diz, temendo a defasagem e a perda do bonde da história. “Não tenho medo da mudança”. 

E não tem mesmo. Morou em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. Na Itália, frequentou aulas de artes plásticas como ouvinte. Atribui à “escola da vida" e às vivências que essa proporciona, tais como visitas a museus e a pontos turísticos, atuação no mercado de trabalho e a convivência com diversas culturas e artistas, todo o seu conhecimento e formação artística.

Hoje, aos 70 anos, dedica-se a maior parte do tempo aos trabalhos como artista plástico. Picasso é o artista plástico que o influencia e Milton Glaser o artista gráfico que o inspira. Ao longo de sua vida, testou diversos suportes e materiais para desenvolver seus trabalhos. O resultado são quadros abstratos, mas com ampla plasticidade “Prezo pela textura em si”, diz.

A ligação de Eduardo com Lagoa Santa, cidade considerada berço da arte por receber e abrigar artistas, vem de longa data. Guarda memórias da infância, em especial dos passeios de carro que fez com a família em uma época em que a cidade era chamada de balneário. Nos últimos tempos, a beleza natural de Lagoa Santa o inspirou a produzir uma abstrata obra de arte, mais precisamente dois quadros que destacam contornos, cores e formas e, juntos, representam a Lagoa que o encanta desde criança.


Mauro Silper

Bacharel em Direito, Mauro Silper sempre se interessou pela arte. Trabalhou com turismo nos anos 1980 e 1990, e, desde os anos 2000, se dedica exclusivamente à pintura. Paisagista contemporâneo autoral e pintor, seus trabalhos imprimem a contemplação do mundo, mais precisamente da natureza, assim como a relação desta com os cenários urbanos, bem como a relação do homem com a natureza.

Produz suas obras com tinta acrílica sobre telas, painéis de madeira e papéis. Além de pincéis, utiliza trinchas e espátulas. Ao usar os efeitos da luminosidade e da cor, suas obras apresentam atmosferas intimistas, fluidas e misteriosas. Simboliza a relação ideal da humanidade com a natureza preservada.

As obras de Mauro Silper estão na exposição Conexões entre Composições, no Mercadão Internacional de Lagoa Santa. Aliás, a relação de Silper com a cidade vem de longa data. Desde os anos 1960 sua família possui casa em Lagoa Santa, onde vários finais de semana foram passados. “Por isso temos um forte laço afetivo com a cidade”, diz.

Silper ainda elogia a iniciativa do Mercadão Internacional de Lagoa Santa em criar a Galeria Artesano, um espaço próprio para a divulgação dos trabalhos de diversos artistas plásticos e visuais e para a apreciação do público. “Sei como é importante para uma cidade ter uma galeria de arte”, diz. “Com certeza colocará Lagoa Santa no mapa do caminho das artes”.

Mercadão Internacional de Lagoa Santa

Inaugurado em 2021, o Mercadão Internacional de Lagoa Santa vem se firmando como referência em gastronomia, cultura e turismo do vetor norte, tendo recebido o título de Polo Cultural, Gastronômico e Turístico. Reconhecido pelo seu potencial social, humano, inclusivo e econômico, sendo grande gerador de renda e de empregos, tem atraído cada vez mais os moradores da cidade, visitantes e turistas.

Atualmente, abriga centenas de bares, restaurantes e lanchonetes, além de lojas de artesanato, moda, artigos domésticos, itens para animais de estimação e tantos outros. Desde a sua inauguração, o Mercadão promove e sedia eventos culturais, gastronômicos e esportivos, atraindo investimentos para a manutenção da área do Polo. Também busca incentivar a cultura local e preservar a memória Histórica, Cultural, Gastronômica e Turística do Município.


SERVIÇO

Exposição Conexões Entre Composições - Evento gratuito e aberto ao público.

Local: Galeria Artesano, no Mercadão Internacional de Lagoa Santa - Data: até o dia 05 de junho de 2023 - 

Horário: de 10h às 20h, de terça-feira a domingo (os dias de funcionamento do Mercadão Internacional de Lagoa Santa podem mudar em alguns feriados e datas comemorativas).

Endereço: Av. Das Árvores, 290 - Jardim Ipê, Lagoa Santa.


Eduardo Vale - Site: - https://www.atelieduardovale.com.br/ - Instagram: @atelieduardovale 

Mauro Silper: Site: - https://www.maurosilper.com/ - Instagram: @maurosilper

Deixe seu Comentário


Eduardo Vale - 23/05/2023 20h32
Agradeço imensamente pela matéria e a oportunidade de poder fazer parte dessa iniciativa do do mercadão internacional, Galeria Artesano e Lucilene Bredoff. O sucesso está garantido.