Obras da artista mineira estarão expostas na mostra “Minas em Aço” a partir do dia 06 de outubro 

Depois de anos sem apresentar seus trabalhos em mostra individual, a escultora Fátima Santiago, especializada em fazer esculturas de aço, está de volta. Pela primeira vez, ela traz suas obras para a cidade de Lagoa Santa, mais especificamente para a Galeria Artesano do Mercadão Internacional, a partir do dia 06 de outubro de 2023, sexta-feira. O título da mostra que irá reunir as obras é “Minas em Aço”. 

Fátima é conhecida do circuito artístico desde os anos 2000, quando começou a apresentar suas obras em mostras individuais e coletivas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, passando pela instalação em alguns espaços públicos. Há obras de Fátima que estão no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins; no trevo Bezerrão, localizado entre Tiradentes e São João Del Rei, tendo em vista o Projeto Estrada Real; na Praça da Cemig, em Contagem, e no Desembarque do Bondinho no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.  

A artista transforma brutas chapas de aço dos tipos inox ou sac 300 (corten) em lindas esculturas. Em outras palavras, é capaz de transfigurar materiais estáticos e planos como as chapas de aço em esculturas tridimensionais e volumosas de 2 a 3 metros de altura que traduzem em ondas características como a sensibilidade, a sensualidade e o feminino. O trabalho da artista é feito em oficinas metalúrgicas, onde ela conta com ajuda de profissionais que são capacitados tecnicamente e, ao mesmo tempo, possuem feeling artístico.

“Conviver com a arte é muito positivo. Ela é capaz de trazer mais alegria e vontade de viver para as pessoas”, diz Fátima, referenciando escultores que admira, a exemplo de Franz Weissmann, Amílcar de Castro e Tomie Ohtake. Admite ser grande fã do trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer. “Vejo nele traços que aprecio, tais como as ondas e os movimentos”, aponta.   

Lucilene Bredoff, curadora da mostra “Minas em Aço”, se sente honrada em trazer as obras tridimensionais de Fátima Santiago, artista cujo trabalho é influenciado pelo neoconcretismo, para o Mercadão, tendo em vista sua história em Minas Gerais. “A ideia deste projeto é criar uma interação com os espectadores. A visualização em diferentes ângulos possibilita usar a imaginação do olhar”, diz.   


Sobre a artista 

Fátima Santiago sempre gostou de trabalhos manuais. Desde a carreira de 30 anos como dentista até a arte de esculpir obras em aço, passando pelos bordados, pelas pinturas e pelo artesanato, trabalhar com as mãos esteve sempre presente na vida desta mineira de Pompéu. Ela é radicada em Belo Horizonte desde a adolescência.  

Formada em Odontologia pela UFMG, Fátima traça paralelos entre os ofícios do dentista e do artista plástico. “As duas profissões exigem muita observação, detalhismo e preocupação com a parte estética”, compara. Depois de três décadas trabalhando como dentista, ela se aposentou e passou a se dedicar às artes, tendo cursado Belas Artes na UFMG.  


Mercadão Internacional de Lagoa Santa

Inaugurado em 2021, o Mercadão Internacional de Lagoa Santa vem se firmando como referência em gastronomia, cultura e turismo do vetor norte, tendo recebido o título de Polo Cultural, Gastronômico e Turístico. Reconhecido pelo seu potencial social, humano, inclusivo e econômico, sendo grande gerador de renda e de empregos, tem atraído cada vez mais os moradores da cidade, visitantes e turistas. Atualmente, abriga centenas de bares, restaurantes e lanchonetes, além de lojas de artesanato, moda, artigos domésticos, itens para animais de estimação e tantos outros. Desde a sua inauguração, o Mercadão promove e sedia eventos culturais, gastronômicos e esportivos, atraindo investimentos para a manutenção da área do Polo. Também busca incentivar a cultura local e preservar a memória Histórica, Cultural, Gastronômica e Turística do Município. 


Galeria Artesano

Fundada dentro do Mercadão Internacional de Lagoa Santa, a Galeria Artesano abriga exposições de artistas plásticos e visuais. A primeira exposição, Conexões entre Composições, foi aberta ao público no dia 5 de maio de 2023 e contou com obras de mais de 30 artistas e curadoria de Lucilene Bredoff. A segunda exposição, “VIDA, ARTE, E SENSIBILIDADE ENTALHADA EM MADEIRA”, foi iniciada no dia 9 de junho deste ano e apresentou obras do escultor de Lagoa Santa Celso Vieira. O sucesso foi tanto que a exposição recebeu a visita do cônsul-geral da Noruega, Jeans Olesen, e da embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen. Com a atenção midiática que a exposição recebeu, Celso apareceu em vários veículos, a exemplo do jornal Estado de Minas e do programa de TV Brasil das Gerais, exibido pela Rede Minas. Até o dia 27 de agosto de 2023, é possível conferir no Mercadão a Exposição de Bonsais, promovida em parceria com o Museu do Bonsai - Francisco Corrêa. Em setembro, a mostra “Mariana em Quadrões - A história contada através da arte”, com obras do artista plástico Camaleão, movimentou a Galeria e recebeu elogios do público.    


SERVIÇO

Exposição “Minas em Aço”

Esculturas de aço tridimensionais feitas pela artista Fátima Santiago.

Evento gratuito e aberto ao público.

Local: Galeria Artesano, no Mercadão Internacional de Lagoa Santa

Endereço: Av. Das Árvores, 290 - Jardim Ipê, Lagoa Santa. 

Período da exposição: a partir do dia 06/10/2023

Horários:

Terça a sábado de 10hs às 19hs

Domingos: de 10hs às 16hs

Organização: Ketal Brasil

Curadoria: Lucilene Bredoff

Atenção! Os dias de funcionamento do Mercadão Internacional de Lagoa Santa podem mudar em alguns feriados e datas comemorativas.   


Sites:

http://www.fatimasantiago.com.br/


Perfis no Instagram:

Mercadão: @mercadaointernacional.oficial

Fátima Santiago: @esculturasfatimasantiago

Lucilene Bredoff: @contemporaneaartedesign


Deixe seu Comentário