Mercadão Internacional de Lagoa Santa recebe V Mostra de Arte

“Territórios do brincar: a cidade, um lugar de arte” será a temática desta edição

Pela primeira vez, a Galeria Artesano, localizada dentro do Mercadão Internacional de Lagoa Santa, irá receber obras de arte produzidas por alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa. A iniciativa integra a V Mostra de Arte que, nesta edição, terá como tema “Territórios do brincar: a cidade, um lugar de arte”. 

O tema surgiu quando professores da Rede Municipal começaram a questionar sobre quais lugares a criança ocupa na cidade de Lagoa Santa, mais especificamente como ela se apropria e brinca nesse território. A partir disso, o tema da V Mostra foi escolhido. 

“O objetivo é mostrar que a cidade é um território fértil para a criação, para as relações humanas e para as brincadeiras”, diz Simone Torres de Lima Bernardino, professora de Artes da Rede Municipal, cujos alunos irão expor seus trabalhos na Mostra. “Cada vez mais as crianças estão desaprendendo isso”.

Simone aponta que, além da educação formal, os professores também devem considerar os espaços públicos para as crianças brincarem. “A cidade tem o dever de acolher e oferecer as ruas, os comércios, os parques e as praças como extensão da escola”, diz.  

As produções dos alunos das escolas envolvidas no projeto são: pinturas em telas, em papel craft, ofício, paraná e tecido; esculturas em madeira; bordado e pintura sobre fotografia; pipas de papel; objetos; reconstrução de brinquedos com materiais descartados; esculturas em materiais reciclados e histórias em quadrinhos.

Cada obra de arte exposta imprime os resultados das interações entre professor, aluno e os espaços de Lagoa Santa. Brincadeiras preferidas, memórias da cidade, espaços preferidos e histórias subjetivas: é possível ver tudo isso nas obras produzidas por alunos da Rede Municipal de Lagoa Santa na V Mostra de Arte.

Exposição também irá acontecer virtualmente

Além da exposição física na Galeria Artesano do Mercadão, a Mostra também irá abranger a exposição virtual que, por sua vez, irá acontecer no perfil do Instagram do evento. Nila Alves de Rezende, Secretária Municipal de Educação em Lagoa Santa, relembra quando e como surgiu a ideia de fazer uma exposição virtual: em 2020, durante a pandemia do novo Coronavírus. Diante da necessidade de manter os alunos vinculados ao programa “Educação em Casa”, a tecnologia e as redes sociais foram grandes aliadas do projeto.

“Houve até a participação de alunos estrangeiros em 2020, ano em que o tema da MostrArte foi ‘Narrativas da Educação’ e alunos de Kampala, capital da Uganda, trocavam cartas com os nossos alunos de Lagoa Santa”, diz, destacando como a tecnologia contribuiu para o sucesso da metodologia adotada. 

Primeiro dia de Mostra contará com performance e presença de alunos 

Dominique Correia é arte-educadora e já realizou um estágio com a professora Simone Lima. No dia 20 de novembro, segunda-feira, primeiro dia oficial da Mostra, ela fará uma intervenção com os participantes onde irá explorar a temática “Territórios do brincar: a cidade, um lugar de arte” juntamente com exercício de expressão corporal e prática artística. 

A arte-educadora se sente otimista com o fato da Mostra presencial acontecer na Galeria Artesano. “Com certeza isso vai motivar ainda mais os alunos e professores das escolas”, diz. “Espero que Lagoa Santa tenha cada vez mais espaços para a Arte. A Arte movimenta, nos faz ver mais beleza, refletir e questionar”. 


Programação

Em etapas:

1. Vernissage dia 17/11 (sexta-feira). Evento exclusivo para convidados às 18h.

2. Abertura para alunos no dia 20/11 (segunda-feira) de 8h às 10h.

3. Exposição virtual (@mostrartelagoasanta) do dia 20/11 ao dia 29/11.

4. Exposição física na Artesano Galeria Mercadão do dia 20/11 ao dia 10/12.


Mercadão Internacional de Lagoa Santa

Inaugurado em 2021, o Mercadão Internacional de Lagoa Santa vem se firmando como referência em gastronomia, cultura e turismo do vetor norte, tendo recebido o título de Polo Cultural, Gastronômico e Turístico. Reconhecido pelo seu potencial social, humano, inclusivo e econômico, sendo grande gerador de renda e de empregos, tem atraído cada vez mais os moradores da cidade, visitantes e turistas. Atualmente, abriga centenas de bares, restaurantes e lanchonetes, além de lojas de artesanato, moda, artigos domésticos, itens para animais de estimação e tantos outros. Desde a sua inauguração, o Mercadão promove e sedia eventos culturais, gastronômicos e esportivos, atraindo investimentos para a manutenção da área do Polo. Também busca incentivar a cultura local e preservar a memória Histórica, Cultural, Gastronômica e Turística do Município. 


Galeria Artesano

Fundada dentro do Mercadão Internacional de Lagoa Santa, a Galeria Artesano abriga exposições de artistas plásticos e visuais. A primeira exposição, Conexões entre Composições, foi aberta ao público no dia 5 de maio de 2023 e contou com obras de mais de 30 artistas e curadoria de Lucilene Bredoff. A segunda exposição, “VIDA, ARTE, E SENSIBILIDADE ENTALHADA EM MADEIRA”, foi iniciada no dia 9 de junho deste ano e apresentou obras do escultor de Lagoa Santa Celso Vieira. O sucesso foi tanto que a exposição recebeu a visita do cônsul-geral da Noruega, Jeans Olesen, e da embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen. Com a atenção midiática que a exposição recebeu, Celso apareceu em vários veículos, a exemplo do jornal Estado de Minas e do programa de TV Brasil das Gerais, exibido pela Rede Minas. Em setembro, a mostra “Mariana em Quadrões - A história contada através da arte”, com obras do artista plástico Camaleão, movimentou a Galeria e recebeu elogios do público. Em outubro, foi a vez da artista Fátima Santiago expor suas lindas esculturas de aço na mostra “Minas em Aço”. 


Endereço do Mercadão: Av. Das Árvores, 290 - Jardim Ipê, Lagoa Santa. 

Instagram: @mercadaointernacional.oficial


Deixe seu Comentário